sexta-feira, 13 de março de 2009

Marcas da Minha Existência - Registros Gráficos

As imagens gravadas na gravura em metal, nas suas diversas técnicas
(ponta-seca, maneira-negra, água-forte, água-tinta, etc...), utilizadas ao longo do meu percurso como artista plástica, sempre surgiram espontaneamente, pois o foco de imagens raramente tinha um “tema específico”.
Quando havia um tema nunca tive a intenção de ilustrá-lo, de ser uma cópia fiel de imagens figurativas, e, sim, de representar as imagens em questão, ou seja um ponto de partida.
Na poética estabelecida neste estudo, tais formas aparecem absolutamente “livres”, sem vínculo com a figuração, apenas servindo para expressar o desenho que eu queria criar, fosse gravado em placa de acrílico, chapa de metal ou de poliestireno.
Inicialmente, foi utilizada a técnica de impressão de gravuras, com a finalidade da reprodutibilidade, característica intrínseca da técnica da gravura de estampa.
O mundo visual, da linguagem plástica, com suas representações, recursos imagéticos, é o mundo do qual falo e uso para representar os acontecimentos ao meu redor; é desta linguagem que lanço mão, que me aproprio para contar e expressar coisas sobre meu mundo, do macro e micro-universo.
A vida não é separada da arte, não são excludentes o viver e o representar o mundo (expressar a minha arte), são partes unidas, complementares de um mesmo processo.
Linhas versus massa, texturas versus placa polida, os artistas escolhem, as opções são múltiplas; as escolhas são as atitudes práticas exigidas na práxis (prática) diária do atelier, elas estão ao dispor para dar como resultado final a aparência que terá a obra de arte.
A escolha da técnica cai justamente sobre àquelas que mais se ajustam ao modus operandi, próprio, único, na representação plástica do mundo, do modo de ver, sentir e representar, de cada artista.


Cássia Gonçalves

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Passamos para deixar uma homenagem. Com sua simpatia e alegria, você nos brindou com a bela frase na noite de sexta feira lá no Spot: O Amor de vocês é lindo.